Podemos conferir real valor ao seu negócio. Mas para tal, é importante que você entenda um fato:
Empreender é uma atividade de risco. Permanecer em um negócio, uma demonstração de competência e dedicação.

No Brasil, entretanto, altíssimo risco e competência fragilizada, devido principalmente ao perfil do empreendedor e não exclusivamanete à conjuntura do mercado escolhido, ao peso da carga tributária ou a dificuldade de acesso ao crédito.

O que é mais relevante é Formação empreendedora – técnica e comportamental.

Segundo pesquisa SEBRAE – “Causa Mortis – O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida”, as empresas fecham por deficiência em três fatores principais: Planejamento Prévio, Gestão Empresarial – financeira e mercadológica e Comportamento Empreendedor.

Alguns dados ilustram esta realidade:

  • 46% dos empreendedores iniciaram o negócio sem conhecer os hábitos de consumo dos clientes e o número de consumidores que teriam;
  • 39% ignoravam qual o capital de giro necessário para abrir a empresa;
  • 38% não sabiam quantos concorrentes enfrentariam.
  • 33% não tinham informações sobre fornecedores.
  • 32% não conheciam os aspectos legais do negócio.
  • 38% não sabiam o investimento necesssário para o negócio.
  • 61% não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para a abertura do negócio.
  • 55% não planejaram como a empresa funcionaria em sua ausência. (por ex. férias).
  • 55% não elaboraram um plano de negócios.


Nesta mesma pesquisa, entre as empresas consultados que estavam com operações saudáveis e em plena atividade, foi representativa a parcela que alegou que o planejamento prévio combinado à gestão supervisionada após a abertura do negócio foram condutas cruciais para sua sobrevivência.

 


Como Atuamos

Nossa atuação parte do pressuposto de que a informação contábil vai além do simples cálculo de impostos e do atendimento às legislações comerciais, previdenciárias e fiscais. Mais do que emissores de guias de pagamentos, de agentes de escrituração e preparação de demonstrações, estamos aptos a ser um co-arquiteto de suas decisões gerenciais mediante nosso Núcleo de Apoio à Gestão especializado em análises financeiras e mercadológicas.

Para integrar estes esforços de análise empresarial às rotinas e serviços contábeis é preciso seguir etapas bem defindas, à começar por um diagnóstico simples e objetivo do ambiente empresarial. Sem uma metodologia clara corre-se o risco das ações retificadoras propostas assumirem um papel paleativo, atacando efeitos e negligenciando os reais fatores de anormalidade gerencial.

 

Metologia – Processso de Análise, Implementação e Implantação

 
 

01

 

Contexto Organizacional e Conduta Empreendedora

02

 

Sistema de Informação Gerencial

03

 

Ajuste e Aprimoramento

04

 

Análise de Performance e Reatividade Gerencial

05

 

Implantação e Alinhamento

06

Integração Plena às Rotinas Contábeis


 


Contexto Organizacional e Conduta Empreendedora

Este é um dos pilares de nossa metologia de Suporte à Gestão. Variáveis importantíssimas sobre o contexto empreendedor, referentes principalmente à postura comportamental empreendedora, são analisadas. É o momento no qual se realiza um primeiro diagnóstico sobre a conduta empresarial. Fatores referentes à organização física, hábito de planejamento, disposição ao risco, persistência, disciplina e os objetivos empresariais almejados são verificadas.

 

Sistema de Informação Gerencial

Nesta fase avaliamos a capacidade de seu negócio organizar dados esparsos transformando-os em informações relevantes com aplicabilidade gerencial. A geração de informação válida e inteligível é totalmente baseada no uso e domínio de alguma ferramenta informatizada de controle financeiro. O que se observa com frequencia são empresas muito contrastantes referentes ao uso e bom aproveitamento de suas informações gerenciais. Algumas utilizam planilhas excel confusas e deficientes, ou mesmo registros manuais. Outras empresas, ao contrário, possuem sofisticados sistemas de ERP – Softwares de Gestão Empresarial – complexos e, geralmente, sub aproveitados. Mas ambas, independente dos recursos utilizados, não conseguem ter informações claras e com serventia à tomada de decisão acurada.

A Leivas utiliza o NIBO, uma poderosa e intuitiva ferramenta de integração contábil e gestão financeira baseada em cloud computing, que além das funcionalidades referentes ao controle financeiro, possibilita de forma inovadora a concatenação do escritório de contabilidade aos seus clientes. Conheça mais sobre o NIBO.

 

Ajuste e Aprimoramento

Aqui nós propomos os ajustes corretivos imediatos à sua operação. Treinamos sua equipe amparados nas mais atuais e eficientes técnicas e práticas de controle financeiro em aplicação, ou se preferir, assumimos, de forma terceirizada, seus controles financeiros através de nosso serviço de Outsourced Bookkepping.
De igual forma, iniciamos a implantação e o povoamento inicial dos dados de seu negócio em nossa aplicação de apoio à gestão, o Nibo.

 

Análise de Performance e Reatividade Empresarial

Nesta fase identificamos qual é a profundidade de análise e avaliação do gestor sobre os relatórios, balancetes, demonstrativos e os fluxos de resultado do negócio: operacional, financeiro e de investimentos. Levantamos suas deficiências e acertividades na interpretação das informações geradas pelo Sistema Informatizado de Controle Financeiro e Mercadológico e sua perspicácia na pronta reação ao que os números mostram. Trata-se da tomada acertiva de decisão, no teor e no tempo certos.

 

Implantação e Alinhamento

Segundo momento tático do processo. Em outras metodologias, denominada também de mentoring, manutenção, saneamento tático, enfim: correção de rota tendo sempre como referência os objetivos organizacionais previamente delineados. Ações corretivas são propostas baseadas em relatórios gerenciais claros, diagnósticos mercadológicos e um apurado levantamento das forças e deficiências da operação corrente.

 

Integração Plena às Rotinas Contábeis

A integração contábil trata de alinhar todas as fases anteriores às rotinas contábeis. É um esforço concomitante às outras fases. É a materialização de nossa filosofia de trabalho, no qual informações gerenciais, procedimentos e análises contábeis se unem garantido que sua empresa não perca o seu foco mercadológico.. Se materialza na disponibilidade plena e a todo tempo de informação relevante para qualquer ajuste ou reorientação estratégica em seu negócio.